2-CAMPO DE APLICAÇÃO
Aplicam-se às instalações consumidoras residenciais, comerciais, industriais, poderes públicos e serviços públicos, de características usuais, com carga instalada até 75 kW, a serem ligadas nas redes aéreas secundárias de distribuição urbana e rural. As instalações com carga instalada superior a esse valor não são objetos desta norma.
6.25-Poste com medição incorporada
Poste com caixa de medição incorporada destinado à entrada de energia de uma ou mais unidades consumidoras, constituído de poste, caixa de medição, eletrodutos, condutores, disjuntor e acessórios.
7.1-7.1-Ligações com necessidade de projeto elétrico
Unidades consumidoras com cargas instaladas que por suas características possa prejudicar a qualidade do fornecimento a outras unidades consumidoras (ex.: raios X, máquina de solda, etc.)
7.2.1 c4 – Memorial descritivo contendo:
. Descrição do princípio funcional dos dispositivos de proteção, constantes do projeto, destinados à segurança das pessoas.
7.2.2 Ligações com necessidade de formulário de demanda
Para ligação de unidade consumidora com disjuntor acima de 50 A, deverá ser justificada a necessidade deste através do preenchimento do formulário do cálculo de demanda (anexo LL), por profissional habilitado e respectivo documento de responsabilidade técnica.
8.5.4.4-Eletrodutos junto ao poste
a)Junto ao poste da FECOERUSC1, os condutores deverão ser instalados no interior de eletroduto de PVC rígido ou polietileno de alta densidade reforçado. Este eletroduto deverá ser protegido mecanicamente por eletroduto metálico, tipo pesado, galvanizado à fusão, isento de rebarbas internas e dimensionado, conforme anexos A e B;
b)A altura mínima dos referidos eletrodutos deverá ser de 5 m em relação ao solo ou piso do PVC e 2,85±0,05 m do eletroduto de proteção mecânica (anexos G e H);
c)O eletroduto de proteção mecânica de entrada junto ao poste deverá ser devidamente aterrado através de um condutor de cobre, com isolação verde ou verde-amarela, seção mínima 10 mm², protegido por eletroduto de Policloreto de Vinila (PVC) rígido de seção mínima 3/4”, conectado a uma haste de aterramento e equipotencializado à malha de aterramento da instalação. A conexão eletroduto/condutor poderá ser feita através de bucha com terminal de aterramento ou abraçadeira de aço carbono e conector terminal de cobre estanhado, devendo ficar acessível para vistoria (anexos G e H);
8.7.2-8.7.2-Caixa de medição e equipamentos de proteção
Observ. Teremos uma fase de transição em relação as caixas de medição (que após 30 de setembro de 2018 ) serão aceitas somente com a ligação disjuntor após a medição.
Estou encaminhando um modelo de texto sugestivo para colocarem no site da COOPERATIVA para chamar atenção usuáris/empresas/projetistas relação a estas mudanças e prazos ).
8.7.2.1-8.7.2.1-Medição individual
A caixa para medição deverá obedecer aos padrões construtivos da FECOERUSC1 e serem fabricadas por empresas cadastradas;
8.7.2.2-Medição agrupada
Será permitido o agrupamento no mesmo poste particular, mureta ou poste com medição incorporada nas seguintes situações:
Duas ou três medições monofásicas;
Uma medição bifásica e uma monofásica;
Anexo T – Anexo T – Ligação nas caixas de unidades agrupadas